Dúvidas Frequentes

Como faço para cancelar minha passagem?

O cancelamento deve ser feito no mínimo até 3 (três) horas antes do horário de embarque. Para realizá-lo, basta entrar no site do TopPassagens.com.br - Área do Cliente – Minhas Compras – Detalhes da Venda e clicar em “Cancelar trecho”.

Atenção: Após esse período, ficará a critério da companhia realizar ou não cancelamento.

Em caso de cancelamento a taxa de serviço do Top Passagens não será estornada. Além disso a empresa transportadora pode reter 5% do valor como multa compensatória.

Qualquer dúvida favor entrar em contato no e-mail sac@toppassagens.com.br ou pelos números 0800-9805-155 e 4000-1156.

Como faço para trocar minha passagem?

Para trocar passagens, o passageiro deverá ir até o guichê da rodoviária de embarque com 03 (três) horas de antecedência ao embarque desejado, após esse período ficará a critério da companhia realizar ou não a troca.

Interestadual (viagens para fora do estado): Resolução 4.282 da ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres). Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.

Outra pessoa pode retirar o bilhete de passagem no meu nome?

Não. A passagem só pode ser retirada pelo próprio passageiro, que deve apresentar no guichê o documento original informado no ato da compra.

Como retiro minha passagem?

Para retirar sua passagem, você deverá ir até o guichê na rodoviária de embarque e apresentar um documento original com foto (RG ou CNH), o mesmo preenchido no momento da reserva de poltronas, juntamente com o voucher TopPassagens.com.br ou número localizador. É recomendado, no dia da viagem, chegar na rodoviária com 1 (uma) hora de antecedência do horário de embarque*. Algumas companhias já possuem guichês especiais para a retirada de passagens compradas pela internet, o que deixa a operação muito mais rápida.

*Verifique o horário de funcionamento do guichê junto a rodoviária de embarque.

Como eu sei que minha passagem está confirmada?

O voucher é um resumo da sua passagem, assim que você receber por e-mail a compra e o pagamento da sua viagem já estarão confirmados. Porém ele não serve como passagem, ou seja, o passageiro terá que retirar a passagem no guichê da rodoviária de embarque antes da viagem.

Preciso apresentar meu voucher na retirada da passagem?

Não, mas somente se você tiver o código localizar em mãos. Caso contrário, você precisará apresentar o voucher no guichê da rodoviária de embarque juntamente com o documento original com foto que foi informado no momento da compra da passagem.

Consigo acompanhar minha compra pelo portal?

Sim! Basta você acessar o site TopPassagens.com.br, realizar o seu Login e entrar na Área do Cliente – Minhas Compras e visualizar todo seu histórico de compras.

Posso transferir minha passagem para outra pessoa?

Sim, desde que o titular da passagem compareça ao guichê da rodoviária de embarque acompanhado da pessoa que irá utilizar a passagem. Ambos deverão estar munidos de seus documentos originais com foto.

Atenção: O titular da passagem deve apresentar o mesmo documento fornecido na compra da passagem.

Posso escolher minhas poltronas?

Sim. As empresas disponibilizam quais assentos estão à venda, tornando possível a escolha de uma poltrona de acordo com a preferência do(s) passageiro(s) no momento da compra. Lembrando que as empresas de ônibus reservam-se o direito de bloquear a marcação antecipada de assentos, assim como cancelar ou alterar os assentos reservados sem aviso prévio.

Tenho um filho de 12 anos. Ele pode viajar sozinho?

Sim, mas existem algumas condições.

Menores de 12 anos podem viajar acompanhados por parentes de até 3º grau (mãe, pai, bisavós, avós, tios, irmãos ou sobrinhos maiores de 18 anos, além de guardião ou tutor legal), desde que seja comprovado o parentesco por documentação.

Caso não exista parentesco entre o menor de 12 anos e o acompanhante, deverá ser apresentado uma autorização escrita e assinada pelo pai ou pela mãe, com firma reconhecida.

Para viajar sozinho será necessário que o menor de 12 anos tenha uma autorização judicial, que pode ser pedida pelos pais no Posto do Juizado de Menores, ou no fórum da comarca.

Menores de 12 anos podem viajar entre regiões metropolitanas sem necessidade de autorização judicial.

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem viajar desacompanhados, lembrando sempre que precisam estar com o documento de identificação.

Posso transportar animais na viagem?

Sim. Os passageiros de ônibus rodoviários podem viajar com animais domésticos, desde que não prejudiquem o conforto e comodidade dos outros passageiros.

As condições para o transporte de animais podem variar de empresa para empresa. Para maiores informações, consulte o site oficial das empresas.

Sou deficiente físico, consigo comprar online?

Sim. Você consegue comprar sua passagem online, porém sem desconto. Aconselhamos que entre em contato com a empresa transportadora responsável pela viagem para realizar a compra com desconto.

Lembrando que os passageiros portadores de deficiência (física, mental, auditiva ou visual), que tenham renda per capita de até 1 salário mínimo, terão o direito de reservar 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.

Para garantir o benefício é necessário solicitar ao Ministério dos Transportes o Passe Livre.

Sou idoso, quais meus benefícios?

De acordo com o Estatuto do Idoso, as companhias são obrigadas a reservar 2 (duas) poltronas gratuitas para passageiros com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior à 2 (dois) salários mínimos. Caso as poltronas estejam ocupadas, as empresas devem conceder desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

Essas condições devem ser verificadas diretamente no guichê da empresa transportadora.

A partir de quantos anos crianças começam a pagar?

De acordo com o Decreto 2521/98, que regulamenta o Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros, é permitido a viagem da criança de até 5 (cinco) anos de idade, sem a apresentação do bilhete de passagem, desde que a mesma não ocupe poltrona individual, ou seja, viaje no colo do responsável.

Ressaltando que a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, é o suficiente para o embarque do mesmo, se este for viajar em companhia dos pais, avós e outros parentes amparados pela Lei, caso contrário além de apresentar um dos documentos citados ainda será necessário Autorização Judicial.

Tenho direito a seguro?

Sim. Você viaja amparado pelos seguros DPVAT (Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e de Responsabilidade Civil.

No momento da compra você tem a opção de escolher se quer ou não adquirir o seguro.

Sou estudante, tenho direito a “meia-entrada” na passagem?

Não existe uma lei nacional que define a gratuidade ou pagamento de 50% (cinquenta por cento) da passagem rodoviária, principalmente porque cada estado possui sua lei sobre a Meia-Estudante.

Recomendamos que o estudante verifique a disponibilidade na própria empresa transportadora, mas não garantimos o benefício.

Comprei uma viagem com conexão! Como proceder?

Você deve imprimir seus 2 (dois) vouchers, 1 (um) para cada trecho e troca-los no guichê da rodoviária, empresa transportadora ou agência autorizada.

Em caso de perda de viagem no segundo trecho por possível atraso no primeiro, os responsáveis por realocar o passageiro são as empresas de transportes envolvidas. Em caso de cancelamento, os 2 (dois) trechos serão cancelados.

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